Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Crianças e doces: uma controversa combinação

Imagem: Divulgação

Como convencer a uma criança que ela não deve comer muito doces, pra evitar as cáries??? Muitos pais vivem esse dilema entre satisfazer a vontade de seus filhos e o cuidado redobrado com os dentes.

“Foi como eu disse antes, a saúde começa pela boca!!! Os pais precisam levar os filhos ao dentista, logo que aparecer o primeiro dentinho, que geralmente ocorre por volta dos seis meses de idade. Desse modo, podemos fazer um acompanhamento durante todo o seu desenvolvimento. Você não tem como impedir que uma criança coma doces, mas pode limitar a quantidade, garantindo uma melhor saúde bucal”, comentou a Dra. Cláudia Tavares.

“Uma alternativa interessante é a de oferecer chiclete sem açúcar após as refeições. E desde pequenos, ensiná-los que devem cuidar bem dos dentes para que continuem tendo um sorrido lindo!!!”, continuou a dentista.

Mas, por que comer doces pode provocar cáries??? “Doces são açúcares, e quando são digeridos pelas bactérias da placa, resultam na produção de ácidos que corroem o esmalte dos dentes. No entanto, é bom lembrar que, não são apenas os doces, mas os alimentos ricos em carboidratos, que além de açúcares contêm amidos, outro tipo de açúcares”, argumentou a Dra. Cláudia Tavares.

“Ter um sorriso lindo requer higiene. E higiene é saúde. Adote essa ideia!!!”, salientou.

Imagem: Divulgação

“Mas, é bom lembrar que evitar açúcares é apenas um dos meios de se evitar problemas bucais. É fundamental a escovação após as refeições, porque só assim será possível remover os resíduos de alimentos que seriam transformados em ácidos”, ressaltou.

A Dra. Cláudia Tavares é odontopediatra – dentista especializada em cuidados com crianças e adolescentes – e, atende em seu consultório no Gávea Trade Center. O endereço é: Rua Marquês de São Vicente, 124 – sala 222 – Gávea. Para mais informações, ligue: (21) 2259-5148.


Nenhum comentário:

Postar um comentário