Imagem: Divulgação
Depois dos três anos, a chupeta pode se tornar uma vilã na vida do seu filho. |
Não há dúvida de que a chupeta é uma grande amiga da criança – e também da mamãe, especialmente quando ela fica chorando e lhe dão uma chupeta para calar-se –. No entanto, isso não pode virar um hábito vitalício. Você sabe qual é a idade apropriada para tirar a chupeta do seu filho? A Dra. Cláudia Tavares responde:
“O uso da chupeta é fundamental na primeira idade, porque compensa uma satisfação emocional que não é conseguida por meio da sucção, tanto do dedo polegar quanto da mama. Mas deve ser removido até os três anos, para não acarretar problemas no desenvolvimento dos arcos dentários e no rostinho da criança, especialmente, nos ossos maxilares. Consequentemente, podendo prejudicá-la com a má posição dos dentes, na dicção, no engolir e até mesmo em sua respiração, pelo fato de que língua estaria posicionada inadequadamente devido à mesma. E futuramente, ela poderia ter de utilizar um aparelho ortodôntico para fazer as correções necessárias”, explica a dentista.
“Contudo, é importante ressaltar que, essa mudança de hábito precisa ser feita aos poucos, para não ocasionar nenhum tipo de desconforto à criança. E, também, não pode haver qualquer tipo de agressão obrigando-a a abandonar o costume. A paciência é necessária durante esse processo”, acrescentou a Dra. Cláudia.
“Para muitos pais, é difícil dizer não a um filho, quando fica chorando e pede a chupeta. Mas, nós, dentistas, podemos ajudá-los nesse processo de adaptação, fazendo o acompanhamento da saúde bucal”, complementou a dentista.
A Dra. Cláudia Tavares é odontopediatra – dentista especializada em cuidados com crianças e adolescentes – e, atende em seu consultório no Gávea Trade Center. O endereço é: Rua Marquês de São Vicente, 124 – sala 222 – Gávea. Para mais informações, ligue: (21) 2259-5148.
Nenhum comentário:
Postar um comentário